A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) traz mais uma novidade para  facilitar a rotina dos contribuintes. A partir de 1º de setembro,  certidões positivas com efeito de negativas passam a ser emitidas pela  internet, dispensando a presença dos contribuintes em uma das Agências  da Receita Estadual. 
Essas medidas estão previstas no decreto 2838-R, publicado nesta  quinta-feira (25) no Diário Oficial. De acordo com o subsecretário de  Estado da Receita, Gustavo Assis Guerra, a iniciativa atende a um pedido  do Grupo de Trabalho Fazendário (GTFaz). "A previsão é reduzir em cerca  de 80% o atendimento nas Agências da Receita Estadual em relação a este  procedimento", disse o subsecretário. 
O serviço, criado pela Gerência de Tecnologia da Informação da Sefaz,  passará a ser oferecido a todas as pessoas que utilizam a Agência  Virtual do site da secretaria - www.sefaz.es.gov.br. Nesse grupo, estão  contabilistas e sócios responsáveis por empresas e que possuem senha de  acesso ao sistema. 
Caso não exista qualquer empecilho para concessão da certidão, ela será  emitida na mesma hora. A certidão vem com um número de autenticação, que  pode ser consultado para verificação pela internet também por  não-usuários da Agência Virtual.
Os contribuintes que não tiverem senha de acesso à Agência Virtual  seguem retirando a certidão nas agências. Também continuam a ser  emitidas nas agências as certidões concedidas por meio de ordem  judicial.